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segunda-feira, 24 de setembro de 2012
segunda-feira, 17 de setembro de 2012
Aprendendo a comprar vinhos: internet?
Garrafas virtuais na nova Loja Mistral JK
Já
comparei nesta coluna as vantagens e desvantagens de comprar vinhos em
supermercado ou loja especializada. Supermercados têm grande poder de compra:
imaginem um Pão de Açúcar, Mufatto no Paraná ou Angeloni em Santa Catarina.
Porém, se o mundo do vinho é oceano, a oferta dos supermercados médios é lagoa.
Em geral concentram 50 rótulos básicos, dos portugueses de marca às santas
argentinas e santos chilenos, sem esquecer o quinhãozinho do Diabo na casinha.
Acontece que os supermercados sabem quais são os rótulos mais vendidos e
agregam uma razoável mais
valia em cima
dos "vinhos que todos compram" (Chianti, Periquita, Dão, Malbec e
qualquer coisa com Cabernet Sauvignon). Apenas quem tem dinheiro sobrando
compra vinho em supermercado. Ou então fica atento a alguma liquidação depois
que "ninguém comprou" a novidade.
Afora o preço alto, o supermercado é emburrecedor. O consumidor não tem qualquer orientação, e então se acovarda na hora da escolha, repete o vinho que já provou, algum merlot nacional ou malbec argentino com a semelhança de que começam com "m". Embora existam milhares de rótulos e uvas a conhecer, o cidadão repete chardoné com peixe, merlô com frango e cabernê com carne. Aliás, sai de férias sempre para o mesmo lugar, Gramado ou Porto de Galinhas com medo de sair da concha. Nada contra quem se sente bem no mesmo lugar, mas a vida é tão curta e com certeza há lugares e vinhos maravilhosos a descobrir. Tenha consciência de sua vida nos mínimos detalhes; conduza não seja conduzido!
Afora o preço alto, o supermercado é emburrecedor. O consumidor não tem qualquer orientação, e então se acovarda na hora da escolha, repete o vinho que já provou, algum merlot nacional ou malbec argentino com a semelhança de que começam com "m". Embora existam milhares de rótulos e uvas a conhecer, o cidadão repete chardoné com peixe, merlô com frango e cabernê com carne. Aliás, sai de férias sempre para o mesmo lugar, Gramado ou Porto de Galinhas com medo de sair da concha. Nada contra quem se sente bem no mesmo lugar, mas a vida é tão curta e com certeza há lugares e vinhos maravilhosos a descobrir. Tenha consciência de sua vida nos mínimos detalhes; conduza não seja conduzido!
Por sua
vez, a compra em loja especializada oferece vantagens e riscos. Nelas o
consumidor pode contar com a orientação do vendedor, mas o risco é ser
influenciado. A recomendação básica é não ultrapassar a faixa
de preço que
pretende gastar. Deixe claro o seu limite e desconsidere a tentação daquele
"francês em oferta". Mais ou menos como no restaurante sob a
influência do someliê, fique esperto para não gastar mais do que o previsto.
Atenção para a inversão dos papéis: não seja você consumidor a querer agradar o
vendedor! Receba orientação mas não se deixe intimidar. Use-o;
não seja usado. Saiba que ele é mais ágil do que você em termos de
"negociação". Uma boa dica é fixar desde logo a zona de barganha; se
você pretende gastar na faixa de R$ 40 diga logo que procura algo em
torno de R$ 30, para no máximo aceitar R$ 50 em caso de alguma "oferta
imperdível".
E por fim a sugestão: utilize a ferramenta da internet. Hoje, todas as boas importadoras – em ordem alfabética Cellar, Decanter, Expand, Grand Cru, Mistral, World Wine, Vinci, Vinea, Ville Du Vin, Zahil – têm páginas com direcionamento de países, regiões e faixas de preço, de modo que fica fácil pesquisar na rede alguma novidade ou até ofertas do dia, algo que fique confortável em seu bolso, até porque – convenhamos – Abílio Diniz já é suficientemente rico. A enorme vantagem da web reside na possibilidade de pensar com calma. Na web você tem "informação" e "tempo". Ninguém estará te pressionando para comprar.
Ressalvados alguns sites que não revelam o preço (p. ex. Adega Alentejana) e por isso afastam o interesse do consumidor, na internet é possível comparar preços e escolher com base nas informações que trazem, por exemplo país, região, tipo de uva, graduação alcoólica, estágio ou não em barrica, seleção de uvas, harmonização com comida, eventual pontuação de revistas especializadas etc. Há também lojas não importadoras que oferecem bons preços, algumas vezes inferiores aos do atacado, por exemplo o Rei do Whisky.
E por fim a sugestão: utilize a ferramenta da internet. Hoje, todas as boas importadoras – em ordem alfabética Cellar, Decanter, Expand, Grand Cru, Mistral, World Wine, Vinci, Vinea, Ville Du Vin, Zahil – têm páginas com direcionamento de países, regiões e faixas de preço, de modo que fica fácil pesquisar na rede alguma novidade ou até ofertas do dia, algo que fique confortável em seu bolso, até porque – convenhamos – Abílio Diniz já é suficientemente rico. A enorme vantagem da web reside na possibilidade de pensar com calma. Na web você tem "informação" e "tempo". Ninguém estará te pressionando para comprar.
Ressalvados alguns sites que não revelam o preço (p. ex. Adega Alentejana) e por isso afastam o interesse do consumidor, na internet é possível comparar preços e escolher com base nas informações que trazem, por exemplo país, região, tipo de uva, graduação alcoólica, estágio ou não em barrica, seleção de uvas, harmonização com comida, eventual pontuação de revistas especializadas etc. Há também lojas não importadoras que oferecem bons preços, algumas vezes inferiores aos do atacado, por exemplo o Rei do Whisky.
O que você está esperando? Acesse a rede, selecione desta ou daquela página o que lhe parece melhor, compare com outros sites, sem a desvantagem de fechar negócio sob pressão. Navegue na web sem derrapar na maionese das máquinas de espremer consumidores como os Walmart e Carrefour da vida.
segunda-feira, 10 de setembro de 2012
As Uvas: Primitivo e Aglianico
Na época romana, a região
sul da Itália, que hoje compreende as províncias da Campânia, Basilicata e
Puglia, era a responsável por fornecer os vinhos de maior qualidade do Império.
Mas a história da vinicultura da região começa um pouco antes. Remonta ao
período em que a região era colônia grega.
Esse domínio influenciou de forma decisiva a
forma de produzir vinhos na região. As castas mais cultivadas até hoje são
provenientes da Grécia.
Características
A Primitivo é uma casta tinta de origem
incerta. Alguns especialistas alegam
que ela é uma variante da casta Plavac Mali originária da Croácia. Outros dizem
que é a mesma casta encontrada na Califórnia com o nome Zinfandel.
O certo é que a Primitivo é uma das grandes castas tintas do sul
da Itália. Seus vinhos tendem a serem robustos, escuros, densos e intensos. Os
aromas remetem às frutas negras passadas ou em geleia, especiarias e
balsâmicos. Na boca, se mostra potente, alcoólico, de corpo médio para maior, com
acidez alta e equilibrada. Os melhores vinhos podem envelhecer muito bem e as
melhores denominações são: Primitivo
de Manduria e Primitivo de Gioia.
A casta Aglianico,
originária da Grécia, é considerada a melhor uva tinta do sul da Itália. Seus
melhores vinhos podem rivalizar com os Brunellos, Barolos e Amarones. Essa
casta se adaptou muito bem ao clima e solo da Campânia e Basilicata. Seu ciclo
vegetativo é muito longo, amadurecendo tardiamente. Esse detalhe inviabiliza
seu cultivo em regiões menos quentes e úmidas.
Quando bem feitos, também podem envelhecer muito
bem e as melhores denominações são: Taurasi
e Aglianico del Vulture.
Grandes Primitivos
Feudi di San Gregório;
Cantele;
Leone de Castris;
Felline;
A Mano;
Masseria Pepe;
Pervini;
Pichierri;
Sava co-op;
Sinfarosa;
Torrevento.
Grandes Aglianicos
Feudi di San Gregório;
Mastroberadino;
Colli di Lapio;
Terredora di Paola;
Molettieri;
Caggiano;
D'Antiche Terre;
D'Angelo;
Galardi;
Montesole;
Paternoster;
Sasso.
Confira os vinhos degustados pela Confraria dos
Prazeres nesta reunião:
01 - Freudi di San Gregório - Primitivo di
Manduria "Ognissole" 2005 (Puglia, Primitivo) - Preço de referência:
R$ 89,00
02 - Cantele - "Amativo" 2003
(Puglia, Primitivo 60%, Negroamaro 40%) - Preço de referência: R$ 152,00
03 - Freudi di San Gregório - Rubrato
Aglianico 2004 (Campânia, Anglianico) - Preço de referência: R$ 89,00
04 – Freudi di San Gregório - Taurasi 2003
(Campânia, Aglianico) - Preço de referência: R$ 211,00
____
Até a próxima degustação!
Texto de André Monteiro. Editado e publicado por
Maicon F. Santos.
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
A importância do Olfato no cotidiano
Daniella Romano
Entenda como conseguimos treinar nosso
olfato e qual é a importância dele em nossa vida
Desde o nascimento, o
olfato é um dos sentidos mais importantes na vida do indivíduo, pois através
dele que obtemos informações primárias das pessoas. Identificamos as pessoas
que estão por perto, se o alimento é bom ou ruim e começamos a desenvolver
nossa memória olfativa, que é de suma importância em nosso cotidiano.
O
olfato tem sido muito estudado nos últimos anos, por muitos especialistas, pois
está intimamente ligado às partes do cérebro que comandam a emoção e a memória.
Vital para a sobrevivência, ele nos permite encontrar comida, água, e até mesmo
um companheiro ou companheira.
Embora
o olfato humano não seja tão agudo como o olfato de outros animais, sabemos que
os seres humanos são capazes de detectar até 10.000 diferentes moléculas de
odor.
Mas como devemos treinar
nosso olfato? Qual a real importância disso em nosso cotidiano? Pois bem, primeiro
temos que acostumar o nosso nariz aos diversos aromas, pois estamos em uma
cidade grande onde só temos cheiros de fumaça, gasolina etc., que é bem
diferente de uma pessoa da roça que está acostumado com os cheiros das
hortaliças, frutas, verduras, cavalo, cocheira, e sem poluição. Como
para nós a realidade é outra, temos, sempre que possível, que cheirar as
diferentes coisas como um abacaxi, uma flor, uma banana. Devemos
levar tudo perto do nariz, para assim reativarmos nossa memória olfativa.
Daniella Romano,
sommeliere internacional, estuda há mais de 15 anos, os aromas. Pioneira no
Brasil com os aromas do vinho, Daniella há 3 anos, criou o Grupo Ver o Vinho,
que é um trabalho social voluntário, composto por 12 deficientes visuais, que
são treinados por Daniella. O objetivo principal é fazer com que os
participantes aprendessem a identificar diferentes aromas.
Para que isso aconteça, Daniella desenvolveu itens
especiais que podem ser utilizados pelos deficientes com segurança e muita
facilidade, como a caixa de aromas, que foi produzida com nano partículas micro
encapsuladas que é facilmente utilizada por eles sem ajuda externa e o baralho
dos aromas do com informações em braile. Todo este material é inédito e foi
concebido ao longo do curso após uma observação atenta das necessidades que
eles apresentavam.
É impossível treinar o olfato com
substâncias aromáticas que não correspondam exatamente ao seu mais puro aroma
natural; razão pela qual as essências são submetidas a rigoroso controle de
qualidade, desde a origem até o envase, e reproduzem fielmente os aromas da
natureza. Os aromas utilizados por Daniella Romano são selecionados e testados
por um ano antes de serem incluídos em suas caixas e o material desenvolvido
para o Grupo Ver o Vinho foi feito de acordo com a necessidade deste grupo tão
especial.
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