segunda-feira, 3 de setembro de 2012

A importância do Olfato no cotidiano


Daniella Romano


Entenda como conseguimos treinar nosso olfato e qual é a importância dele em nossa vida


Desde o nascimento, o olfato é um dos sentidos mais importantes na vida do indivíduo, pois através dele que obtemos informações primárias das pessoas. Identificamos as pessoas que estão por perto, se o alimento é bom ou ruim e começamos a desenvolver nossa memória olfativa, que é de suma importância em nosso cotidiano.
O olfato tem sido muito estudado nos últimos anos, por muitos especialistas, pois está intimamente ligado às partes do cérebro que comandam a emoção e a memória. Vital para a sobrevivência, ele nos permite encontrar comida, água, e até mesmo um companheiro ou companheira.

Embora o olfato humano não seja tão agudo como o olfato de outros animais, sabemos que os seres humanos são capazes de detectar até 10.000 diferentes moléculas de odor.

Mas como devemos treinar nosso olfato? Qual a real importância disso em nosso cotidiano? Pois bem, primeiro temos que acostumar o nosso nariz aos diversos aromas, pois estamos em uma cidade grande onde só temos cheiros de fumaça, gasolina etc., que é bem diferente de uma pessoa da roça que está acostumado com os cheiros das hortaliças, frutas, verduras, cavalo, cocheira, e sem poluição. Como para nós a realidade é outra, temos, sempre que possível, que cheirar as diferentes coisas como um abacaxi, uma flor, uma banana. Devemos levar tudo perto do nariz, para assim reativarmos nossa memória olfativa.
Daniella Romano, sommeliere internacional, estuda há mais de 15 anos, os aromas. Pioneira no Brasil com os aromas do vinho, Daniella há 3 anos, criou o Grupo Ver o Vinho, que é um trabalho social voluntário, composto por 12 deficientes visuais, que são treinados por Daniella. O objetivo principal é fazer com que os participantes aprendessem a identificar diferentes aromas.
Para que isso aconteça, Daniella desenvolveu itens especiais que podem ser utilizados pelos deficientes com segurança e muita facilidade, como a caixa de aromas, que foi produzida com nano partículas micro encapsuladas que é facilmente utilizada por eles sem ajuda externa e o baralho dos aromas do com informações em braile. Todo este material é inédito e foi concebido ao longo do curso após uma observação atenta das necessidades que eles apresentavam.

 É impossível treinar o olfato com substâncias aromáticas que não correspondam exatamente ao seu mais puro aroma natural; razão pela qual as essências são submetidas a rigoroso controle de qualidade, desde a origem até o envase, e reproduzem fielmente os aromas da natureza. Os aromas utilizados por Daniella Romano são selecionados e testados por um ano antes de serem incluídos em suas caixas e o material desenvolvido para o Grupo Ver o Vinho foi feito de acordo com a necessidade deste grupo tão especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário