segunda-feira, 26 de novembro de 2012

A importância das taças ao beber vinho

Descubra as influências das taças na degustação dos vinhos


Quando falamos de vinhos é imprescindível falar de taças, é isso mesmo! Você sabia que as taças são muito importantes na degustação de vinhos? Bebê-lo num recipiente grosseiro de vidro e sem os requisitos necessários seria um grande desperdício. Pense num concerto de música: se um dos instrumentos estiver desafinado, a música inteira será desafinada, pois elas têm uma grande influência no sabor final e são responsáveis pela liberação dos aromas, parte fundamental numa degustação.

Alguns cuidados muito simples podem fazer uma grande diferença no resultado final e aumentar muito o prazer da experiência. Para começar certifique-se de que o vinho esteja na temperatura ideal, e em seguida concentre-se nas taças que devem ser transparentes e possibilitar a visão do vinho em seu interior, afinal a degustação começa pela análise visual. Outra coisa importante: deve ter uma haste longa por onde será segurada. Procure materiais finos como o cristal, que tem um toque delicado ao contato com os lábios, para valorizar ainda mais seu prazer. Mais um detalhe, nunca encha a taça, o ideal é servir um terço com a bebida, assim pode-se girar a taça com mais segurança e sentir melhor os aromas que serão liberados.

Cada tipo de vinho demanda um tipo de taça, mais bojuda ou menos, boca mais aberta ou um pouco mais afunilada. Estes detalhes colaboram e melhoram em muito nossa experiência sensorial, tanto na liberação de aromas quanto também em relação ao modo como elas ajudam o vinho a cair em nossa cavidade bucal, valorizando e ampliando todas as sensações.
As grandes empresas produtoras de taças criam linhas para cada tipo de vinho, como por exemplo: para Bordeaux, Bourgogne, Champagne (chama-se Flûte) e tem um formato alongado e fino que ajuda a preservar o gás carbônico do espumante e o perlage (bolinhas) por mais tempo. Eu sei parece confuso demais, mas acredite até mesmo os experts se confundem ás vezes. 

Para as degustações profissionais, foi desenvolvido um modelo especial a Taça ISO (Internacional Standard Organization) ou INAO (Institut National des Appelations d’Origine), ela é uma espécie de curinga e serve para todos os tipos de vinho, muito utilizada em concursos e em eventos quando estão buscando manter uma referência entre os mais diversos tipos.
Nos anos 50, um produtor de cristais, o austríaco Claus Josef Riedel,  depois de muitas experiências comprovou que o tamanho, material e formato das taças tinham uma influência significativa na percepção das qualidades sensoriais do vinho e tornou-se uma grande referência mundial. Algumas das taças que sua empresa produz chegam a custar R$ 300,00 cada. Depois dele, empresas como a Spiegelau e Strauss, entre outras, também começaram a produzir produtos com tecnologia específica para melhorar as degustações.

Não perca mais tempo e escolha a sua taça.

 Cheers!



Nenhum comentário:

Postar um comentário