segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A DAMA DOS AROMAS

Confira a Superedição Especial de Aniversário da Revista Go´Where Luxo, matéria com Daniella Romano!


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

FINAL DE ANO COM OS MEUS PUPILOS


Os meus queridos alunos do Grupo Ver o Vinho, projeto que idealizei e já realizo há 2 anos, me convidaram para um almoço de celebração de fim de ano e aceitei com muito prazer.

O almoço aconteceu no último sábado, 10 de dezembro, em um restaurante escolhido por eles, o Da Cor Púrpura. Lugar pequeno e charmoso, fomos muito bem recebidos. O prato escolhido foi a feijoada e a sobremesa torta de maçã.


O que mais me alegrou foi a escolha dos vinhos para harmonizar os pratos. Foi o Ronaldo, aluno do grupo e marido da Sandra, que também faz parte do grupo, nos presenteou com ótimas escolhas.
Aqui deixo o registro do meu enorme carinho por este grupo e a alegria de perceber que eles aprenderam muito sobre vinhos, mas ano que vem continuamos e teremos muito mais!!

UM BRINDE AO GRUPO VER O VINHO!!!
DANIELLA ROMANO



segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Harmonização de Natal

Imagem: Revista diVino
 

Quando os primeiros dias de dezembro se aproximam, confesso que não consigo mais conter minha ansiedade. Adoro o Natal e tudo que ele representa, os preparativos, enfeitar a casa, comprar o presente do amigo secreto, das crianças e vem então a parte que para mim é a mais divertida: planejar a ceia, pensar nos vinhos, no champagne e finalmente na sobremesa!
Que fique só entre nós, mas ainda sinto um friozinho na barriga quando penso no Papai Noel que vai aparecer de repente... é que na minha família temos um oficial, que vem há muitos anos para distribuir os presentes e não deixo de me encantar sempre que ele chega ao ver o brilho nos olhinhos dos pequenos.
Algumas coisas são sempre iguais e, por isso mesmo, tão especiais: praticamente todas as famílias preparam para o Natal  o peru e o tender que já fazem parte da tradição, e tem ainda as farofas, saladas, fios de ovos, frutas em compota como guarnição, enfim, muitos pratos e muitas combinações, e aí é que começam as  dúvidas, uma boa dica para simplificar  e muito a sua vida é servir um vinho espumante, pode ser um espumante Brut, um Cava ( vinho espumante espanhol) ou um champagne ( vinho espumante feito na região de Champagne na França), se optar por esta harmonização, pode ir do começo ao fim do jantar servindo somente um tipo de vinho, no caso o espumante.
E para esta edição de Natal recebi uma receita especial para harmonizar, arroz negro com amêndoas em lâminas, pernil de cordeiro com molho de romã com frutas vermelhas caramelizadas e farofa de cenoura com passas.  Para os que preferem um tinto, eu recomendaria um Rioja Crianza, um bom Tempranillo, uva muito redonda, de corpo médio e que harmoniza com carnes brancas como a do peru e também defumadas como a do tender.
O pernil de cordeiro com molho de romã e frutas vermelhas combina perfeitamente com um vinho Côtie Rôtie, este produzido com a uva syrah que algumas vezes é cortado com um pouco de viognier, seus aromas de framboesa, groselha, especiarias, violeta, couro e trufa lhe conferem muita elegância, com taninos finos é um vinho harmonioso e redondo.
Para a sobremesa a sugestão foi torta dos Deuses, feita com nozes, baba de moça, coco queimado e damascos, já estou com água na boca! Mas como aqui temos uma sobremesa bem doce e com toques mais cítricos do damasco eu escolheria um Sauternes, um vinho de sobremesa muito especial produzido na França, que é considerado um dos melhores do mundo em sua categoria.
E só para lembrar, o Natal e o Reveillon são datas festivas, uma oportunidade de reunir a família toda e matar a saudade, pensando em tudo isso o ideal é moderação, tanto nos pratos como na bebida.

Feliz Natal!